AVALIAÇÃO


REFLEXÃO FINAL DE GRUPO

O vídeo cumpriu na íntegra os propósitos definidos inicialmente e que foram estabelecidos no guião.
Este, contudo, sofreu algumas alterações. Acrescentámos à entrevista da Dr.ª Paula elementos visuais que, por um lado, complementassem a informação e, por outro, quebrassem a sequência menos dinâmica, característica da filmagem de uma entrevista. Inicialmente estava previsto um tempo de duração muito inferior, mas devido à pertinência do testemunho resolvemos mantê-la na íntegra. A utilização de elementos visuais foi uma constante ao longo de todo o filme, já que permitirá familiarizar as pessoas que visualizarem o filme com os produtos de apoio.
Estes elementos foram introduzidos no filme utilizando funcionalidades do PowerPoint, uma vez que o Movie Maker não o permite.
Ao nível das filmagens tivemos alguns constrangimentos, que desde logo concorreram para o não cumprimento do calendário inicialmente previsto. Atendendo a que são vários os intervenientes no filme (alunos, professores, responsável do Serviço de leitura Especial da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo), foi difícil reunir as autorizações dos encarregados da educação assim como conciliar os horários com todos os participantes. 
O edifício da Biblioteca Municipal, obra de Siza Vieira, tem características arquitetónicas que permitem uma entrada da luz solar no seu esplendor. Todavia, azar nosso, no dia da filmagem a cidade foi visitada por um espesso nevoeiro. Nas condições existentes ter-se-ia justificado a utilização de projetores. Contudo, não previmos tal situação já que nos dias anteriores as condições meteorológicas tinham sido excelentes.
O som recolhido com a máquina de filmar tinha fraca qualidade. Resolvemos substitui-lo pela gravação que foi feita em todos os contextos com recurso a um smartphone.
Não recorremos ao Amara para fazer a introdução das legendas no vídeo já que o youtube tem uma funcionalidade que permite a introdução das mesmas de modo mais facilitado.
A banda sonora para o vídeo foi pesquisada no Youtube Music Library, já que é de utilização livre.
O nosso vídeo foi disponibilizado no Youtube sob a Licença Creative Commons.
Este vídeo teve como aspeto muito positivo divulgar um trabalho de parceria entre diversas entidades, coordenado pela Biblioteca Municipal, no sentido de adaptar livros,  tornando acessível a leitura de forma igual e indiferenciada a todos os leitores com necessidades especiais. Como o CRTIC de Viana participou nesse projecto, a Escola Básica da Abelheira possui um kit das obras produzidas, as quais são amplamente utilizadas pelos alunos do agrupamento. Serviu também para divulgar o serviço “Leitura Especial” que tem um papel extremamente relevante na comunidade vianense facultando documentos em formatos acessíveis.
Permitiu ainda a divulgação da utilização dos diversos produtos de apoio como facilitadores na acessibilidade à leitura. Mostrou ainda a dinâmica desenvolvida no agrupamento de Escolas da Abelheira, no sentido de dar continuidade à produção de livros acessíveis, envolvendo diversos professores e alunos numa cultura que promove a inclusão.


Sem comentários:

Enviar um comentário