IDEIA

O papel da TIC e dos produtos de apoio na Acessibilidade à Leitura 

·         O Projeto “Leitura para Todos” surgiu no âmbito da candidatura da Câmara Municipal de Viana do Castelo ao Programa de Apoio a Projetos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas em 2009, levado a cabo pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto pretendeu tornar acessível a leitura de forma igual e indiferenciada a todos os leitores com necessidades especiais.
Foram parceiros neste projeto com a Biblioteca Municipal, o CRTIC de Viana do Castelo, a APPACDM de Viana do Castelo, a APCVC de Viana do Castelo e o Agrupamento Vertical de Escolas de Darque.
No trabalho desenvolvido foram convertidos e adaptados vinte títulos, desde o Pré-escolar ao 1.º Ciclo, que integram o Plano Nacional de Leitura, em diferentes suportes, tais como: livro áudio, livro digital, livro em SPC e livro braille com capa ilustrada com relevo, para permitir o acesso às obras, por parte dos alunos. Foram feitas cópias de todo o trabalho produzido e construídas estantes que posteriormente foram distribuídas pelas entidades parceiras.
·         A Biblioteca Municipal conta com um Serviço de Leitura Especial, o qual possui para além de obras e documentos em formatos acessíveis um conjunto de equipamentos facilitadores de leitura.
·         A Biblioteca da Escola Básica da Abelheira, fruto da parceria do CRTIC no Projeto “Leitura para Todos”, conta com vários livros adaptados.   
A Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos conceberam um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que teve como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
A Biblioteca da Escola Básica da Abelheira foi uma das selecionadas neste projeto, contando actualmente com vários recursos, designadamente livros em Braille, livros em SPC e áudio, ebooks, um Tablet Surface, um tablet HP, um computador portátil e outro de secretária com ecrã de 22”, software Jaws, uma lupa de mão, mp4 e auscultadores.
·         Mercê das avaliações efetuadas pelo CRTIC os alunos com necessidades educativas de caráter permanente utilizam produtos de apoio que lhes permitem aceder aos livros, no formato adequado ao seu perfil.

O vídeo irá procurar mostrar a importância das TIC e dos produtos de apoio na acessibilidade à leitura.


Construímos um mapa mental que mostra as filmagens que irão ser realizadas para o nosso trabalho.

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